UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA TAXA DE CRIMES DE HOMICÍDIOS NOS ESTADOS DO BRASIL: UMA APLICAÇÃO EM PAINEL DINÂMICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2018v7n2ID16714Resumo
Estimar a taxa de crimes de homicídios para cada Estado brasileiro e verificar a relação do nível da criminalidade do período anterior e seus efeitos sobre o nível da criminalidade do período atual comporta o uso do modelo de dados em painel dinâmico. O aumento do número de crimes de homicídios dolosos está cada vez maior, de modo que, a taxa de crimes de homicídios defasada mostrou-se significativa e apresentou sinal esperado. O que significa dizer que a taxa de crimes de homicídios de um período passado influencia positivamente na taxa de crimes de homicídios do período atual. Analisando os sinais alcançados e comparando-os com os sinais esperados podemos citar as variáveis: taxa de crimes de homicídios defasada e escolaridade média: foram significativas e apresentaram sinal negativo, o que indica que quando esta variável aumenta a criminalidade diminui. Concluímos que os resultados alcançados se aproximam mais do esperado para o comportamento das variáveis utilizadas quando adotado o uso do MMG – Método dos Momentos Generalizados em Sistema, que se mostrou ser o melhor estimador para este estudo.
Palavras chave: painel dinâmico, violência defasada, taxa de homicídio doloso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.