ESTRUTURA E DESIGUALDADE DA RENDA NA REGIÃO NORDESTE, DE 2004 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2019v8n2ID16721Resumo
Este estudo objetiva analisar o comportamento da distribuição do rendimento domiciliar per capita na região Nordeste e compará-lo com o Brasil, a fim de observar disparidades. Para isso, utiliza-se a metodologia de decomposição do índice de Gini que consiste em determinar a contribuição de cada parcela do rendimento para a desigualdade total, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2004 a 2015. Observou-se que a região Nordeste, comparada ao Brasil, evidenciou na maioria das parcelas do rendimento domiciliar per capita predomínio de maiores razões de concentração, com exceção da parcela 9, que inclui benefícios de programas sociais, ressaltando a existência de uma tendência concentradora de rendimento na região
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.