O TERCIÁRIO EM PROCESSO OU SUAS DIFERENTES FORMAS HISTÓRICAS DE MANIFESTAÇÃO

  • Marconi Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcia Maria Bezerra UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Denílson da Silva Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo


O artigo tem como objetivo central analisar a gênese e o desenvolvimento do setor terciário sob a luz da teoria marxista. Como ferramentas analíticas foram utilizados os conceitos de divisão do trabalho no âmbito da manufatura e no âmbito da sociedade, dando especial relevo ao movimento interativo e complementar de ambos os conceitos, entendidos como instrumentos essenciais para a compreensão do movimento do capital em direção ao setor terciário. A análise proposta levou a algumas sugestões de conclusão: o setor terciário deve ser analisado com rigorosa observância das condições concretas de organização do capital em seu interior; nos países desenvolvidos, o setor terciário manifesta maior atratividade ao capital, maior autonomia para o crescimento e modernização quando comparado com o setor terciário da periferia, dependente do capital internacional e do Estado nacional para a produção e oferta de produtos e serviços; apesar da incipiência econômico-estrutural do terciário na periferia do sistema capitalista, foi possível concluir que nesses espaços sociais o terciário foi e é de fundamental importância para a acumulação do capital em geral e que vem se transformando, mesmo que de forma relativa, em importante locus de valorização do capital, de criação de receita para os entes federativos e, dentre outros pontos positivos, da criação de empregos formais e informais que em boa mediada amortecem as clássicas crises de reprodução do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria Bezerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Economia. Professora Curso e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN), Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9364-7003.

Denílson da Silva Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante dos seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS), Núcleo de Estudos Multissetoriais, Estratégicos e Conjunturais (NEMEC) Natal (RN).

Publicado
07-06-2020
Como Citar
SILVA, M. G. DA; MARIA BEZERRA, M.; DA SILVA ARAÚJO, D. O TERCIÁRIO EM PROCESSO OU SUAS DIFERENTES FORMAS HISTÓRICAS DE MANIFESTAÇÃO. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, v. 8, n. 2, p. 112 - 129, 7 jun. 2020.