ANÁLISE DAS MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO APLICADAS AO MERCADO DE TRABALHO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE MONTES CLAROS

  • Éder de Souza Beirão Universidade Estadual de Montes Claros
  • Virgínia Antunes Nobre Mesquita Universidade Federal de Minas Gerais
  • Darcy Ramos da Silva Neto Universidade de São Paulo

Resumo


O presente estudo tem como objetivo aplicar os indicadores de localização e especialização e analisar as mudanças na distribuição dos vínculos empregatícios nos setores econômicos e na estrutura produtiva nos municípios da microrregião de Montes Claros entre 2013 a 2014. A pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, classifica-se quanto aos objetivos em descritiva e, quanto aos procedimentos, em bibliográfica e documental. Os dados foram coletados na Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/MTE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Os principais resultados encontrados por meio das análises que foram realizadas demonstraram na microrregião de Montes Claros os municípios de Montes Claros/MG e Juramento/MG se destacam no setor industrial e no setor agropecuário o destaque é do município de Verdelândia/MG. Já no setor de Construção Civil pode-se destacar os municípios de Montes Claros/MG, Ponto Chique/MG, Brasília de Minas/MG e Ubaí/MG. A maior estrutura espacial da microrregião é a do município de Montes Claros/MG. As atividades desenvolvidas nos setores de Serviços, Comércio, Indústria e Construção Civil foram distribuídas de forma igualitária na microrregião de Montes Claros. Apenas o setor de Agropecuária obteve altos coeficientes de localização, indicando que sua distribuição na região não é igualitária. Apesar de estar presente em todos os municípios da microrregião, o setor sofreu grandes mudanças em seu padrão espacial. O setor de Agropecuária possui maior distribuição locacional e o município que mais se especializou em ofertar produtos e serviços e possui o maior número de vínculos empregatícios da microrregião é Verdelândia/MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Desenvolvimento Social e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Virgínia Antunes Nobre Mesquita, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Sociedade, Ambiente e Território pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Darcy Ramos da Silva Neto, Universidade de São Paulo
Doutorando em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Publicado
26-01-2021
Como Citar
SOUZA BEIRÃO, ÉDER DE; ANTUNES NOBRE MESQUITA, V.; RAMOS DA SILVA NETO, D. ANÁLISE DAS MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO APLICADAS AO MERCADO DE TRABALHO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE MONTES CLAROS. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, v. 9, n. 2, p. 138 - 167, 26 jan. 2021.