EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS COMO ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO: MAPEAMENTO DE AÇÕES PRESENTES NO MÉDIO SERTÃO PARAIBANO

Autores

  • Eunice Ferreira Carvalho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Francisca dos Santos Lopes Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Cícera Roberta Mendes dos Santos Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Thays Santana dos Santos Nascimento Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Lucas Andrade de Morais Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2020v9n1ID21830

Resumo

Diante as muitas transformações do sistema capitalista produtivo, ocasionados pela crescente demanda do consumo, tem-se que a Economia Solidária vem se confirmando nas últimas décadas como importante caminho para mudança econômica e social pelo mundo. Nisso, o presente estudo voltou-se a mapear os empreendimentos econômicos solidários existentes, de modo particular na região do médio Sertão paraibano brasileiro, analisar os benefícios destes para as comunidades locais e para o seu desenvolvimento, bem como identificar os incentivos da gestão pública municipal/estadual voltados ao fomento desses EES. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa descritiva, documental e de estudo de campo, onde foram analisados dados da região do Sertão e observados empreendimentos localizados nessa área. O resultado demonstrou que, a região apresenta uma diversidade de atividades econômicas solidárias, espalhadas pelas várias cidades que a compõem, sendo que estes empreendimentos se configuram como importante fonte de renda e inclusão social, e que falta o apoio dos gestores públicos para ajudar a solucionar os desafios impostos a esses empreendedores. Conclui-se, portanto, que a Economia Solidária juntamente com seus empreendimentos solidários e empreendedores envolvidos, embora esteja tendo maior visibilidade na atualidade, e se confirmando como caminho para o desenvolvimento local, ainda necessita de incentivos de políticas públicas, para que de fato se constitua como meio viável de produção, e contribuía de modo ainda mais expressivo para a construção de uma sociedade justa e solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

29-07-2020

Como Citar

FERREIRA CARVALHO, E.; LOPES, F. dos S. .; DOS SANTOS, C. R. M. .; NASCIMENTO, T. S. dos S. .; DE MORAIS, L. A. . EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS COMO ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO: MAPEAMENTO DE AÇÕES PRESENTES NO MÉDIO SERTÃO PARAIBANO. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 101–124, 2020. DOI: 10.21680/2316-5235.2020v9n1ID21830. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/21830. Acesso em: 24 jul. 2024.