ECONOMIA CRIATIVA NO MERCADO DA MODA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA TÊXTIL NO NORDESTE

  • Francisco Oliveira da Silva URCA - Universidade Regional do Cariri
  • Altamira Vicente dos Santos

Resumo


Este trabalho contempla um extrato do trabalho de monografia executado pelo pesquisador, cujo tema foi: “A economia criativa no mercado da moda e sua influência no desenvolvimento da indústria têxtil no Nordeste. O objetivo geral é identificar a influência econômica da economia criativa no mercado da moda no desenvolvimento da indústria têxtil na região nordeste. Especificamente pretendeu-se: Contextualizar sobre economia criativa e moda no Brasil; Caracterizar a atuação da economia criativa no mercado da moda na economia brasileira; e explorar a influência da economia criativa na moda, e desenvolvimento da indústria têxtil no Nordeste. Metodologicamente foi feito uma pesquisa de cunho exploratória e análise descritiva com abordagem qualitativa utilizando dados secundários, além de pesquisa bibliográfica e documental, tomando como território o Nordeste e a atuação da economia criativa nas industrias têxtis. Quanto aos métodos de coletas foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica documental. Viu-se que apesar da inserção da economia criativa em grandes industrias têxtis ser recente, nota-se um aumento considerável do uso de técnicas artesanais populares, como bordados, crochês, dentre outros. Logo, o estudo mostra como o mercado têxtil Nordestino é um dos principais setores responsáveis pela economia da região gerando produto e renda para seus residentes e que apresentando uma modernização tardia, vem crescendo e se inovando em tecnologia, sendo considerada a a segunda região têxtil mais importante do país.

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Publicado
05-02-2021
Como Citar
OLIVEIRA DA SILVA, F.; DOS SANTOS, A. V. ECONOMIA CRIATIVA NO MERCADO DA MODA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA TÊXTIL NO NORDESTE. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, v. 9, n. 2, p. 124 - 137, 5 fev. 2021.