A INSERÇÃO DO NORDESTE NAS CADEIAS GLOBAIS DE FRUTAS
UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO CONSTANT MARKET SHARE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2022v11n1ID27201Resumo
Entre os anos 1998 e 2018 houve um aumento de 108% nas exportações brasileiras de frutas, incluindo nozes e castanhas. Essa expansão deve-se a uma combinação de transformações internas e externas que converteu o Brasil em um grande player mundial na oferta de frutas frescas, especialmente as tropicais. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação entre as origens do crescimento das exportações frutícolas entre os anos de 1998 a 2018 dos principais estados exportadores da região Nordeste, a saber: Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia. Para isto utilizou-se como método de análise o modelo Constant Market Share. O estudo apontou que o crescimento do comércio mundial e os ganhos de competitividade foram os principais determinantes no desempenho das exportações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.