AGRONEGÓCIO DA SOJA NO CERRADO PIAUIENSE E (SUPER)EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO RURAL: UMA ANÁLISE EMPIRICA

Autores

  • José Raimundo Barreto Trindade Universidade Federal do Pará
  • Francisco Eduardo de Oliveira Cunha Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2022v11n02ID31064

Resumo

A expansão do agronegócio no cerrado piauiense se intensificou a partir de sua inserção na dinâmica global de produção de commodities agrícolas em larga escala, ocorrida na década de 1990. Com efeito, severas foram as implicações sobre o trabalhador e a trabalhadora rural desta região. Diante disso, o presente trabalho objetiva elucidar as categorias exploração e superexploração da força de trabalho rural no setor produtivo da soja no cerrado piauiense, tomando como base espacial de estudos o município de Baixa Grande do Ribeiro-PI, com vistas a compreender o papel do trabalhador e trabalhadora rural piauiense na economia global na transferência de mais-valia para economias centrais, além de contribuir com proposta metodológica de mensuração e análise da categoria superexploração da força de trabalho. Tem-se como abordagem teórica a teoria da exploração da marxista e sua complementação na teoria marxista da dependência, referente a superexploração da força de trabalho. Como resultado, o estudo evidencia o caráter dialético do capital agrário piauiense, onde os trabalhadores rurais produzem riquezas e suas próprias misérias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Eduardo de Oliveira Cunha, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Assistente 2 do Departamento de Ciências Econômicas (DECON) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: eduoliveira@ufpi.edu.br.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

TRINDADE, J. R. B.; FRANCISCO EDUARDO DE OLIVEIRA CUNHA. AGRONEGÓCIO DA SOJA NO CERRADO PIAUIENSE E (SUPER)EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO RURAL: UMA ANÁLISE EMPIRICA. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 11, n. 02, 2022. DOI: 10.21680/2316-5235.2022v11n02ID31064. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/31064. Acesso em: 25 abr. 2024.