ESTUDO DE CASO SOBRE O COOPERATIVISMO AGRÍCOLA E EFICIÊNCIA TÉCNICA DA PRODUÇÃO EM ASSENTAMENTO RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n1ID32992

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a eficiência técnica da produção de castanha-de-caju em assentamentos de reforma agrária. O método utilizado para mensurar as fronteiras de produção e calcular as medidas de eficiência técnica dos 42 estabelecimentos, representados por seus produtores entrevistados no assentamento, que foram subdivididos em dois grupos (A e B), de acordo com a média da produtividade (Kg/ha), foi a Análise Envoltória de Dados (DEA).  Os resultados indicam que o fato de os produtores do assentamento terem acesso ao cooperativismo agrícola, não garante que os estabelecimentos trabalhem na fronteira de eficiência técnica da produção. Nesse caso em específico, verificou-se que as ações proporcionadas pelo cooperativismo agrícola contribuem, em grande parte, para a comercialização e para a iniciativa empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Roberta Mota da Silva Castro, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Economia Rural (PPGER/UFC)

Domingos Isaias Maia Amorim, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Economista; Mestre em Economia Rural (PPGE/UFC); Doutorando em Economia Aplicada (ESALQ/USP). 

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará

Agrônomo; Mestre em Extensão Rural (JEPEX/UFRPE); Doutor em Extensão Rural (PPGEXR/UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da UFC

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará

Economista; Mestre em Economia (PPGE/UFPB); Doutor em Economia (PIMES/UFPE)

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

CASTRO, T. R. M. da S.; AMORIM, D. I. M.; LIMA, F. A. X. .; COSTA, E. M. . ESTUDO DE CASO SOBRE O COOPERATIVISMO AGRÍCOLA E EFICIÊNCIA TÉCNICA DA PRODUÇÃO EM ASSENTAMENTO RURAL. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 68–93, 2024. DOI: 10.21680/2316-5235.2024v13n1ID32992. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/32992. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos