EXPORTAÇÕES DA REGIÃO NORDESTE (2010 A 2022)
IMPACTOS DA TAXA DE CÂMBIO E DA RENDA MUNDIAL, APLICAÇÃO DE UM MODELO VAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n2ID38507Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a influência das taxas de câmbio da renda mundial nas exportações da região Nordeste do Brasil entre o período de 2010 a 2022. O espaço de tempo foi adotado para que se possa compreender os impactos dessas variáveis após uma desaceleração da economia brasileira. Os dados foram coletados junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Comtrade Database e IpeaData. Como método foi utilizada a estimação do modelo VAR. Assim, evidencia-se uma relação inversamente proporcional entre as exportações nordestinas e a taxa de câmbio, de maneira que com o câmbio desvalorizado tende a aumentar o nível das exportações. Outro aspecto foi quanto a influência positiva da renda mundial nas exportações sendo diretamente proporcional. Quando a decomposição da variância se tem que a renda mundial é bem mais significativa que a taxa de câmbio para explicar as variâncias das exportações nordestinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)