A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS: UMA AÇÃO TRANSESCALAR RESULTADO DA RELAÇÃO SOCIEDADE E ESPAÇO.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1ID11762Palavras-chave:
Criação de município, emancipação municipal, escala geográfica, divisão territorial.Resumo
Nas últimas duas décadas do século XX, o território brasileiro passou por uma intensa compartimentação do seu território, processo agregou mais de 1.500 novos municípios a sua malha municipal. Essa reconfiguração da divisão do território, em escala local, foi tema de pesquisa de inumeras áreas científicas, como geografia, ciências sociais, econômicas e jurídicas. O presente artigo faz uma análise dessas pesquisas, procurando desvendar o conteúdo explicativo para o fenômeno, fornecido pelos diferentes pesquisadores, bem como aponta avanços e limitações dessas explicações. Com base nesses avanços e limitações, procura construir uma explicação de cunho geográfico, qualficando o fenômeno como uma ação transescalar, resultado da relação do homem com o espaço geográfico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.