As relações federativas no Sistema Internacional globalizado
Resumo
A incorporação de novos atores no Sistema Internacional remete ao reexame das teorias de relações internacionais, de modo a reafirmar as especificidades e observar os elementos de aproximação entre as escolas realista e idealista/liberal. Assim, este artigo propõe que as organizações estatais subnacionais sejam interpretadas distintamente dos atores corporativos e associativos internacionais, tendo em vista os pressupostos da escola do realismo político, sem deixar de reconhecer a importância da perspectiva idealista quando destaca a dimensão da cooperação interinstitucional (federalismo e redes cooperativas regionais).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.