PAISAGEM EM FOTOGRAFIA:

SOBRAL EM DEZ VERSÕES

Autores

  • Mirtes Barbosa Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Nilson Almino de Freitas Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n1ID35125

Resumo

As ideias de Meinig (2003) influenciaram a presente pesquisa, ao conceber a paisagem como “natureza, habitat, artefato, sistema, problema, riqueza, ideologia, história, lugar e estética”. Esses dez significados foram considerados na percepção da paisagem sobralense ao utilizar a produção imagética de ruas, avenidas, parques, praças, igrejas, casas, edifícios, pontos comerciais e outros, feita pela pesquisadora e também por discentes do ensino médio de duas escolas públicas: Dr. João Ribeiro Ramos e Professor Luís Felipe. A proposta de intervenção pedagógica utilizada denomina-se “Círculos de Cultura”, do educador Paulo Freire ( 1921-1997). A metodologia consiste na construção de conhecimento de forma compartilhada, optando pelo uso de fotografia, como método mediador de diálogo na busca pela compreensão e interpretação da paisagem.

 

Palavras-chave: Meinig, percepção, conhecimento, diálogo.

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Biografia do Autor

Nilson Almino de Freitas, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutor em Estudos Culturais no Programa Avançado em Cultura Contemporânea da UFRJ. Bolsista de
produtividade do CNPQ (PQ2) Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UECE.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

BARBOSA GOMES, M.; ALMINO DE FREITAS, N. PAISAGEM EM FOTOGRAFIA: : SOBRAL EM DEZ VERSÕES. Sociedade e Território, [S. l.], v. 36, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2177-8396.2024v36n1ID35125. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/35125. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS