PAISAGEM EM FOTOGRAFIA:
SOBRAL EM DEZ VERSÕES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n1ID35125Resumen
As ideias de Meinig (2003) influenciaram a presente pesquisa, ao conceber a paisagem como “natureza, habitat, artefato, sistema, problema, riqueza, ideologia, história, lugar e estética”. Esses dez significados foram considerados na percepção da paisagem sobralense ao utilizar a produção imagética de ruas, avenidas, parques, praças, igrejas, casas, edifícios, pontos comerciais e outros, feita pela pesquisadora e também por discentes do ensino médio de duas escolas públicas: Dr. João Ribeiro Ramos e Professor Luís Felipe. A proposta de intervenção pedagógica utilizada denomina-se “Círculos de Cultura”, do educador Paulo Freire ( 1921-1997). A metodologia consiste na construção de conhecimento de forma compartilhada, optando pelo uso de fotografia, como método mediador de diálogo na busca pela compreensão e interpretação da paisagem.
Palavras-chave: Meinig, percepção, conhecimento, diálogo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Sociedade e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.