VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL FACE AOS CICLONES TROPICAIS: CASO DE ESTUDO DA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DE CONGUIANA, MUNICÍPIO DE INHAMBANE, MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n1ID37344Resumo
Este estudo tem como propósito a analisa da vulnerabilidade socioambiental da comunidade de pescadores artesanais do bairro Conguiana, no município da cidade de Inhambane, Moçambique. Esta unidade territorial é afectada ciclicamente por ciclones tropicais agravados pelas mudanças climáticas, resultando em perdas significativas nas infra-estruturas e na vida das pessoas. A pesquisa baseia-se em índices de vulnerabilidade (índice de exposição, sensibilidade, capacidade adaptativa e vulnerabilidade geral) para avaliar a resiliência da comunidade, sendo que foram recolhidos dados de 56 participantes de um universo de 1.342 agregados familiares. Os resultados mostram uma vulnerabilidade social média e alta vulnerabilidade ambiental, devido às precárias condições de habitação e saneamento, com a maioria das casas construídas com materiais de baixo custo. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas para promover a resiliência e adaptação das comunidades costeiras face aos desafios climáticos, contribuindo para um melhor entendimento da realidade local e sugerindo intervenções estratégicas para mitigar os impactos dos ciclones.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

