E CADÊ OS CAMPONESES QUE ESTAVAM AQUI? EXPROPRIAÇÃO E RESISTÊNCIAS CAMPONESA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA SERRA DO FACÃO
Palavras-chave:
Camponeses, hidrelétrica, luta, direitos, resistência.Resumo
A territorialização de hidrelétricas em territórios camponeses tem provocado profundas transformações e diversas interpretações acerca do destino do campesinato. Neste contexto, alguns pressupostos ganham força, sobretudo aquele que defende a descampesinação. Entretanto, constata-se que, contraditoriamente, apesar da transformação do espaço terra em espaço água no Vale do Rio, há uma resistência dos camponeses em permanecer na terra de trabalho, seja nas margens do reservatório da hidrelétrica, seja se territorializando em outras áreas. Este artigo objetiva compreender as transformações ocorridas no Vale do Rio São Marcos a partir da territorialização da hidrelétrica Serra do Facão, buscando analisar o processo de reterritorialização e a resistência camponesa para permanecer na terra de trabalho. E é parte das investigações de nossa dissertação de mestrado, na qual além uma revisão bibliográfica sobre o tema, realizamos trabalho de campo estruturado em entrevistas junto as famílias camponesas expropriadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.