ESTRATÉGIAS COMUNITÁRIAS EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE OITICICA, BARRA DE SANTANA, JUCURUTU-RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID29786Abstract
A chegada de um projeto de barragem é imbuída de conteúdos que se misturam em um contexto socioespacial peculiar: a retirada de uma população do seu lugar para o enchimento do reservatório a ser construído. Dentro desse cenário as noções de território, poder e experiência ganham relevo para a compreensão dos laços que foram construídos por essas pessoas com o seu espaço e as estratégias que são traçadas, pelo coletivo, na luta por direitos. O objetivo do presente trabalho é discutir a construção da Barragem de Oiticica e a dinâmica das lutas implementadas pela comunidade de Barra de Santana. Nesse intento, as leituras de Bonnemaison e Cambrezy (1996), Dardel (2015), Raffestin (1980), Relph (1976) entre outros autores, contribuíram para esclarecer os elementos que constroem uma Geografia dos territórios simbólicos, que concentram as materialidades e subjetividades de um grupo.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 21-04-2023 (4)
- 21-04-2023 (3)
- 21-04-2023 (2)
- 20-04-2023 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.