TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A LEI 14.299 DE 2022 COM BASE NO FRAMEWORK ANALÍTICO PROPOSTO POR MCCAULEY E HEFFRON PARA TRANSIÇÕES JUSTAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n1ID37865Resumen
A Lei Federal nº 14.299, promulgada em 5 de janeiro de 2022, é o primeiro marco legal a nível federal sobre a Transição Energética Justa. Contudo, este novo arcabouço legal vem recebendo críticas por parte de setores da sociedade civil ligados à defesa do meio ambiente e aos interesses de consumidores de energia no Brasil. A Transição Energética Justa, um conceito multifacetado e em desenvolvimento sob diversas abordagens teóricas, tem dado origem a políticas públicas específicas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise crítica da citada lei a partir da metodologia proposta por Darren McCauley e Raphael Heffron para Transições Justas, a qual integra dimensões das justiças ambiental, climática e energética. A análise aponta que a lei garante a continuidade da geração térmica a carvão mineral, contrariando os objetivos de uma Transição Energética Justa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade e Território

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

