MOBILIDADE E DINÂMICA NO ESPAÇO RURAL E URBANO EM SÃO CRISTOVÃO NO ESTADO DE SERGIPE/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID7678Keywords:
Município de São Cristóvão, Mobilidade Urbana e Rural, Espaço.Abstract
O presente trabalho apresenta e discute as modificações ocorridas no espaço geográfico do município de São Cristóvão/SE, nas décadas de 1980, 1990 e 2000, no tocante à mobilidade e dinâmica do espaço rural e urbano. Utilizaram-se dados cadastrais de órgãos oficiais, como o IBGE, INCRA, DEAGRO e Prefeitura Municipal, pesquisa de campo, baseando-se em autores que tratam da temática, a exemplo de Corrêa (1995), Oliveira (1997) e Souza (2005), para a compreensão e elucidação dos acontecimentos. Observa-se um processo difuso de urbanização não centrado na sede, e sim seguindo da periferia em direção ao campus da Universidade Federal de Sergipe, próximo à área limítrofe com Aracaju. O rural e o urbano passaram por um processo de especulação pelo poder estatal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.