A PATRIMONIALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO URBANO: ASPECTOS TEÓRICOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n2ID9553Keywords:
Produção do espaço, Espaço urbano, Patrimônio culturalAbstract
O termo “patrimonialização” tem sido utilizado em análises geográficas, referindo-se às relações espaciais dos processos de classificação de elementos culturais como patrimônio cultural. Diante disso, este artigo objetiva apresentar e analisar aspectos teóricos e conceituais da abordagem do processo de patrimonialização enquanto tendência atual de produção social do espaço urbano, como consequência de uma revisão da literatura que forneceram os subsídios teóricos e conceituais. A contribuição atual da patrimonialização para o processo de produção social do espaço urbano dá-se principalmente pela atuação do Estado, como legitimador desse processo, de agentes econômicos da oferta mercadológica, que usam os espaços patrimonializados para reprodução do capital ou para a sobrevivência humana através do trabalho e por movimentos sociais, sobretudo ligados às políticas culturais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.