USO DE DRONES NO LEVANTAMENTO DOS RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS PELO DESPEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA BACIA DO RIO VERMELHO EM GOIÁS

Autores/as

  • Joelson de Souza Passos Universidade Federal de Goiás
  • Vinicius Vieira Mesquisa Universidade Federal de Goiás
  • Pedro Francisco Notisso
  • Regina Apolinária Nogueira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n2ID19737

Resumen

A qualidade da água está relacionada aos fenômenos naturais e às ações antrópicas, influenciada pelo uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica. Devido à alta produção e o manejo inadequado dos resíduos sólidos a Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) foi criada, a fim de reduzir os impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes deste. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os riscos de impactos ambientais pela presença de disposição final de resíduos sólidos na Bacia do Rio Vermelho, com estudo de caso no lixão do município de Goiás. Constatou-se impactos negativos no meio físico e no meio antrópico, causados pelos lixões na bacia. Foi observado que a Bacia do Rio Vermelho está em área frágil, altamente susceptível a contaminação pelos lixões. São necessários o planejamento e a tomada de ações imediatas, a fim de extinguir o lixão e criar um aterro sanitário, para reduzir os impactos ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelson de Souza Passos, Universidade Federal de Goiás

É técnico em Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) (2012), bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2013) e mestre em Geografia na área de concentração: Ambiente e Desenvolvimento Regional na linha de pesquisa: Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016), Doutorando no Programa de Pós Graduação em Geografia na Universidade Federal de Goiás, na Linha de Pesquisa Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica (2018). Tambem é Especialista em Libras e Educação Inclusiva pelo IFMT (2019) Possui experiência nas áreas de Geografia, Agrimensura, Geoprocessamento, Geotecnologia, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Interpretação de Imagens, Processamento Digital de Imagens (PDI), Sistema de Informação Geográfica (SIG), Aerofotogrametria e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)

Vinicius Vieira Mesquisa, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Geografia (2016) e Mestrando em Ciências Ambientais (2018) pela Universidade Federal de Goiás. Ingressou no Laboratório de Processamento de Imagens da Universidade Federal de Goiás (LAPIG) em 2012 como bolsista CAPES - Jovens Talentos no projeto "Expansão Agrícola no Cerrado Brasileiro: Relação entre Mudanças históricas e Futuras no Uso da Terra e Mecanismos Econômicos e Limitações Biofísicas" e entre 2013 e 2016 foi bolsista FINEP/FUNAPE participando de diversas pesquisas e auxiliando na obtenção, processamento e modelagem de informações geográficas.Possui experiência em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto (SR) e Computação aplicada ao processamento de Big Data de informações orbitais através de linguagens computacionais (Python, R e Javascript) e plataformas em nuvem (Google Earth Engine). Em 2018, por conta do envolvimento com a iniciativa Mapbiomas e o processamento de informações no Google Earth Engine, foi convidado pela Google para participar do Earth Engine User Summit 2018 em Dublin, Irlanda. Também em 2018, visitou o Global Land Analysis and Discovery (GLAD) Laboratory do departamento de Ciencias Geográficas da Universidade de Maryland. Atualmente exerce o papel de Pesquisador associado ao LAPIG vinculado a iniciativa Mapbiomas com enfoque no mapeamento e monitoramento das áreas de pastagem no Brasil.

Pedro Francisco Notisso

Mestrando em Ciências Ambientais pela Unviersidade Federal de Goiás, Possui graduação em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (2009). Também é assistente da Universidade Eduardo Mondlane. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em mudancas climáticas.

Regina Apolinária Nogueira, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS - UFG / 2018). Especialista em Gestão e Química do Meio Ambiente (UFG / 2013) e Bacharel em Química Industrial (UEG / 2004). Na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) realiza análises de Alfa e Beta total em amostras ambientais pela técnica de cintilação em meio líquido (LSC) no equipamento QUANTULUS. Na mesma instituição está atuando como palestrante na temática "Rejeitos Radioativos". Atualmente, a principal área de interesse em pesquisa é a Qualidade da Radioatividade em Água de Consumo Público.

Publicado

30-12-2021

Cómo citar

DE SOUZA PASSOS, J.; VIEIRA MESQUISA, V.; FRANCISCO NOTISSO, P.; APOLINÁRIA NOGUEIRA, R. USO DE DRONES NO LEVANTAMENTO DOS RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS PELO DESPEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA BACIA DO RIO VERMELHO EM GOIÁS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 162–188, 2021. DOI: 10.21680/2177-8396.2021v33n2ID19737. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/19737. Acesso em: 17 dic. 2024.