DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO CARSTE TRADICIONAL OLHOS D’ÁGUA/FREI PAULO – SERGIPE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n3ID26592

Resumen

Devido ao contexto geológico de formação, a paisagem cárstica apresenta graus significativos de fragilidade se constituindo em ambientes suscetíveis a ocorrência de impactos ambientais. Este artigo visa caracterizar o uso e ocupação da terra em ambientes do carste tradicional Olhos D’água/Frei Paulo para subsidiar a compatibilização do uso sustentável do ambiente frente ao expansionismo urbano e diversas atividades econômicas implementadas sem a preocupação racional de conservação sustentável dos recursos naturais. As bases analíticas da pesquisa foram alicerçadas nos dados secundários de órgãos oficiais do governo, empresas privadas e trabalhos de campo. Os resultados mostram que os múltiplos usos do solo desprovidos de planejamento prévio pelo setor público e até mesmo privado, nas mais diversas práticas econômicas não tem tido a menor preocupação do quanto as atividades podem afetar os sistemas naturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heleno dos Santos Macedo, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFS) na linha de pesquisa Dinâmica Ambiental. Mestre em Geografia (2014) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFS). Graduado em Licenciatura (2005) e Bacharelado (2015) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Atualmente faz Pós-doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB), lecionando para o curso de Agronomia, e da rede privada de ensino básico em Sergipe. Atuou como professor do ensino público do estado de Sergipe (Ensino fundamental e médio) entre 2013 e 2019; na Faculdade de Negócios de Sergipe (FANESE) para o curso de Engenharia civil e Arquitetura entre 2015 e 2019; e no Núcleo de Engenharia Ambiental - NEAM / UFS (Campus São Cristóvão) como substituto das disciplina Cartografia Digital e Geoprocessamento entre 2011 e 2012. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia - DAGEO (CNPQ/DGE/UFS) desenvolvendo pesquisas em Geomorfologia do Quaternário, Mudanças Ambientais, Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas, SIG e Representações Cartográficas de Dados Espaciais e Impactos Ambientais e Ordenamento Territorial. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Carstologia PUC/Minas. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares em Turismo Criativo (CNPQ/GETUC/UFS). Associado da União Brasileira de Geomorfologia(UGB); da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA); da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBGEO) e da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima). Desenvolveu pesquisa como colaborador do Projeto PAN - Cavernas do São Francisco pelo Ministério do Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Planejamento/Ordenamento Territorial, Bacias Hidrográficas e Representação da Terra, especificamente em Cartografia Digital e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Estrutural, Cárstica, Fluvial e Costeira; Climatologia e meteorologia Agrícola; Dinâmica e Gestão de Bacias Hidrográficas; Ocupação do Solo e uso da terra; Representações Cartográficas de Dados Espaciais, Manipulação de SIGs, e Sensoriamento Remoto.

Hélio Mário de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutor em Geografia Física pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia e do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão, onde leciona e orienta nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. No exercício da Advocacia, acumulou larga experiência em diversos campos do Direito, especialmente na área de Família e Sucessões, junto a Assistência Judiciária Gratuita da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seccional Sergipe, no período 1995/2009. Como Geógrafo, filiado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, prestou consultorias para a Administração Estadual do Meio Ambiente - ADEMA, através do Ministério do Meio Ambiente - MMA, além de atuar como Perito Judicial da Justiça Federal - 3ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Sergipe, na definição dos limites territoriais dos municípios costeiros de Pirambu/Pacatuba em 2014/2015. No efetivo exercício do Magistério Superior, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX, assessorou na implementação das atividades do Projeto Formação Continuada do Educador - Área Temática Educação e Ciências Sociais (Programa Xingó) na Região Semiárida do estado de Sergipe, junto a outras instituições parceiras (CHESF, CNPq, UFRPE, UFAL, UFBA e UEFS), além do exercício de cargos e funções administrativas na Chefia do Departamento de Geografia em diversas gestões e Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB CAPES/MEC/UFS. Coordena o Grupo de Pesquisa Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO) credenciado no CNPq e certificado pela UFS com desenvolvimento de projetos em várias linhas de pesquisa. Participou de intercâmbio universitário no exterior (Universidade de Granada/Espanha) e de diversos congressos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos, além da autoria e organização de livros publicados no âmbito da Ciência Geográfica e Ciências Ambientais. Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Cartografia Geográfica/Geomorfológica, atuando nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário e Mudanças Ambientais; Geodiversidade, Geoconservação e Patrimônio Geomorfológico; Morfodinâmica de Praias; Erosão Costeira e Rural/Urbana; Riscos Naturais (Geomorfológico/Hidrológico); Dinâmica e Gestão de Bacias Hidrográficas; Clima Urbano e Geografia da Saúde; Planejamento e Ordenamento Territorial/Ambiental; SIG e Representações Cartográficas de Dados Espaciais.

Luana Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Dinâmica Ambiental. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa DAGEO (Dinâmica Ambiental e Geomorfologia) na Linha de Pesquisa: Planejamento Geoambiental do Uso e Ocupação do Solo.

Publicado

18-03-2022

Cómo citar

DOS SANTOS MACEDO, H.; DE ARAÚJO, H. M.; PEREIRA LIMA, L. DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO CARSTE TRADICIONAL OLHOS D’ÁGUA/FREI PAULO – SERGIPE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 251–273, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2021v33n3ID26592. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/26592. Acesso em: 3 jul. 2024.