As FRAÇÕES DE CLASSE NO PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA (2018-2028) A LUZ DAS IDEIAS DE POULANTZAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n2ID30615Resumen
O objetivo deste artigo é discutir o Estado na perspectiva de Nicos Poulantzas, considerando nosso intuito de compreender a configuração desta instância mediadora da vida social e seus desdobramentos entre os anos de 2018 e 2021 no decorrer do processo de revisão do Plano Diretor do município de Londrina, localizado no Sul do Brasil. Verificou-se uma conjuntura com acirrada disputa política, econômica e social em meio a realidade do processo de revisão do Plano Diretor, com forte presença da classe dominante na escala local e fraca participação da classe popular. Conclui-se que a ação do Estado e seus elementos junto ao processo de planejamento urbano participativo, no caso da revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (2018 – 2028), foi ao encontro da classe de maior poder aquisitivo e não atendeu os anseios coletivos da população, sendo essa última fracamente representada nos fóruns de participação popular.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sociedade e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.