#VEMPRARUA: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES NAS MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS DE JUNHO DE 2013
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n2ID9711Palabras clave:
Território, Territorialidade, Movimentos sociais, Ciberativismo, CiberespaçoResumen
A redescoberta e a incursão de novos significados aos conceitos de território e de territorialidade passam pelos desafios próprios de cada tempo, que demandam definições acuradas para refletirem suas dinâmicas e transformações espaçotemporais na contemporaneidade. Objetivou-se aqui analisar a produção de territorialidades a partir das manifestações brasileiras de junho de 2013. Inicialmente reflete-se sobre a definição e dimensão do conceito de território, para a seguir, tratar da produção de territorialidades e atrelá-la às manifestações de 2013. A apropriação das ruas, os devires coletivizados, a integração identitária, as tramas de comunicação de difusão e transmissão de mensagens e o arranjo de um movimento de base ciberativista se concatenam na emergência de uma territorialidade expressiva. Territorialidade (i)material e palco de reconfigurações socioespaciais e políticas, na qual se presta o esforço desta reflexão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.