AS DIFERENTES ABORDAGENS UTILIZADAS PARA DEFINIR BREJOS DE ALTITUDE, ÁREAS DE EXCEÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2019v31n2ID16096Résumé
A Região Geográfica Nordeste do Brasil é muito heterogênea no tocante às condições ambientais, predominando em seu interior as paisagens e os processos naturais associados a um clima semiárido. Fazem parte desse espaço, entretanto, áreas ambientais de exceção, como os Brejos de Altitude, condicionados pela topografia mais elevada, expressão espacial relativamente reduzida e processos naturais distintos daqueles predominantes no seu entorno. Os conceitos de Brejo de Altitude são diferenciados a estão apoiados em enfoques diversos. Nosso objetivo neste trabalho é compilar e discutir os diferentes conceitos de Brejo de Altitude nordestinos, bem como elencar os espaços considerados como tal a partir de indicações de diversos autores. Observamos que o conceito de Brejo de Altitude está apoiado em abordagens morfoclimática, fitogeográfica e/ou sistêmica. São reconhecidos, a partir da literatura especializada, 65 Brejos de Altitude nordestinos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.