O ESPAÇO CEARENSE A PARTIR DO TERCIÁRIO
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n3ID24026Résumé
Desde a década de 1980, o Ceará vem buscando dinamizar sua economia, por meio de processos de reestruturação produtiva, sobretudo nos eixos de indústria, turismo e agronegócio, fazendo uso seletivo do território cearense. Entretanto, é o setor terciário que vem historicamente respondendo pela maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Neste contexto, visando a análise da terciarização no espaço cearense, foi utilizado o Índice de Terciarização Ajustado (ITa), que fornece um resultado do peso do setor de serviços nas economias dos municípios cearenses. Na análise empreendida, fica evidente o importante papel que as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sobretudo Fortaleza, e das cidades médias do interior do Ceará, desempenham nessa terciarização da economia do Estado. Destacam-se ainda as cidades de Aracati, Tianguá, Quixadá, Russas e Limoeiro do Norte.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.