JUSTIÇA AMBIENTAL E VULNERABILIDADES SOCIOESPACIAIS
CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS SOCIOASSISTENCIAIS
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n3ID26343Résumé
O setor de vigilância socioassistencial busca identificar e prevenir, por meio de indicadores, diagnósticos e estudos, situações de vulnerabilidades nos territórios. Porém, ao focar em questões vinculadas à pobreza, à privação de bens e direitos e à fragilização de vínculos familiares e comunitários, usualmente não engloba as injustiças ambientais que atingem desproporcionalmente os espaços de vivência dos grupos e das comunidades marginalizadas. Este artigo discute, por meio de revisão bibliográfica, como a compreensão e a mensuração das injustiças ambientais podem colaborar para as funções da vigilância socioassistencial e, de modo mais amplo, contribuir para a gestão das políticas sociais municipais. São sugeridos modos de aliar metodologias quantitativas e qualitativas como forma de contribuir para os trabalhos da vigilância socioassistencial e a promoção de políticas públicas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.