EUCLIDES DA CUNHA E A INTERPRETAÇÃO DA FORMAÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n2ID29472Résumé
Com o objetivo de recolocar como a racionalidade e subjetividade em Euclides de Cunha permitiu uma interpretação da formação histórico-territorial do Brasil, o presente artigo retoma uma questão fundamental para a reflexão sobre a importância de escritos “não-geográficos” dos séculos XIX e XX para a compreensão da problemática das disparidades territoriais no Brasil. A consulta, análise e reflexão de obras como Os Sertões e À Margem da História constituiu o caminho metodológico escolhido para reconstruir a visão sobre a formação histórica e geográfica da nação. A conclusão geral à qual se chegou traduz-se, principalmente, na ideia de que Euclides da Cunha não somente estabeleceu uma definição do que seria o Brasil, mas também, apresentou uma interpretação das disparidades territoriais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sociedade e Território 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.