CONTRAPONTOS DA CONSOLIDAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL
Mots-clés :
Cerrados, Modos de vida, Modernização do campoRésumé
Embasado numa revisão de literatura, este artigo discute, criticamente, a participação estatal para a origem e difusão do agronegócio no Brasil, inclusive, as consequências de sua consolidação ante a preservação do patrimônio natural e identitário dos territórios, particularmente no bioma Cerrado. Conclui-se que os impactos socioambientais resultantes do avanço do agronegócio nos Cerrados causaram externalidades negativas sobre as paisagens, principalmente nas relações sociais de trabalho, na organização dos sistemas produtivos, nos recursos naturais e no sentido simbólico da produção tradicional de culturas de consumo local e regional, caracterizando-se, portanto, como mecanismo de rugosidades da inércia do espaço geográfico, por afetar a sustentabilidade dos bens ambientais e os modos de vida do agricultor familiar.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.