REFLEXÕES QUANTO A EFETIVIDADE DAS REGIÕES GEOGRÁFICAS IMEDIATAS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2019v31n1ID16757Resumo
O texto visa analisar a efetividade dos recortes regionais mais recentes delimitados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, para a Zona da Mata Sul de Pernambuco. Como objetivos específicos busca-se registrar os diferentes recortes regionais propostos pelo órgão ao longo do tempo e sua metodologia; descrever a Mata Sul e suas diferentes regionalizações; identificar as relações entre os centros urbanos regionais; e inventariar a presença de órgãos governamentais, estabelecimentos de saúde e de educação básica e empresas nas Regiões Imediatas delimitadas. Parte-se da hipótese que nem todas as Regiões Geográficas Imediatas da Mata Sul efetivamente se constituem como tal. A partir da análise documental em estudos do IBGE e coleta de dados em sites governamentais conclui-se que algumas Regiões Imediatas delimitadas não satisfazem os critérios estabelecidos, sendo necessária sua revisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.