ORDENAMENTO TERRITORIAL E URBANIZAÇÃO ESPECÍFICA DE CHÁCARAS DE LAZER:
OS CASOS DE ALVORADA DO SUL E PRIMEIRO DE MAIO NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID22438Resumo
Este artigo versa sobre a dinâmica de loteamentos de chácaras de lazer nos municípios de Alvorada do Sul e Primeiro de Maio, no norte do estado do Paraná. Busca-se o entendimento da evolução socioespacial ocorridas nesses municípios a partir da década de 1970. Tem como objetivo principal analisar a produção do espaço urbano em áreas de urbanização específica de loteamentos de chácaras às margens da represa Capivara, assim como evidenciar como cada município por meio de sua legislação faz o ordenamento territorial destas áreas e o processo de aprovação destes loteamentos urbanos em áreas específicas. Verificamos que a dinâmica de lazer de segunda residência tem trazido ganhos socioeconômicos para ambos, e que existem diferenças tanto na evolução de legislações direcionadas, quanto na densidade de ocupação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.