A PRODUÇÃO DE HABITAÇÕES NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XX E XXI
UMA ANÁLISE A PARTIR DOS IAPS, DO BNH E DO PMCMV
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n2ID33439Resumo
As políticas habitacionais no Brasil voltadas para a construção de moradias por intermédio do Estado ganharam destaque a partir da década de 1930 e, ainda até hoje. No século XXI, com programas que visam diminuir o déficit habitacional. O presente trabalho visa compreender os arranjos institucionais a partir da atuação desses programas na produção de políticas habitacionais, com destaque para o Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAPs), o Banco Nacional da Habitação (BNH) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Como metodologia utilizada foi feito um estudo de trabalhos teóricos que tratam e discutem os referidos programas bem como os desdobramentos das políticas habitacionais durante período. Os programas habitacionais foram moldados através de articulações que envolveram atores do nível local ao nacional ofertando habitações de maneira fragmentada entre as classes sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sociedade e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.