O ESTUPRO CARCERÁRIO E AS MULHERES DO CÁRCERE: UM ESTUDO ACERCA DA PRÁTICA JUNTO ÀS MULHERES NO CONTEXTO DO SISTEMA CARCERÁRIO

Autores

  • Raul Victor Rodrigues do Nascimento

Palavras-chave:

Estupro carcerário, Mulheres em situação de privação de liberdade, Gênero, Direitos Humanos, Sistema carcerário.

Resumo

Este artigo trata da questão do estupro carcerário de mulheres no contexto do sistema carcerário: isto é, de todos os indivíduos do sexo feminino que são afetados diretamente pela pena privativa de liberdade, sejam apenadas, familiares, companheiras de apenados, etc. O trabalho empreende a compreensão e o estudo da prática por um viés denunciatório voltado para os direitos humanos, através da pesquisa bibliográfica e de depoimentos com pessoas que entraram em contato com a prática. Por fim, delineou-se como e onde os estupros carcerários de mulheres no contexto ocorre, bem como quem são os sujeitos (vítima e agressor) em questão, apontando medidas que poderiam dar resolução ao problema, mas ainda assim denotando o quanto a prática está enraizada no próprio sistema carcerário, sendo dele derivada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2014

Como Citar

RODRIGUES DO NASCIMENTO, R. V. O ESTUPRO CARCERÁRIO E AS MULHERES DO CÁRCERE: UM ESTUDO ACERCA DA PRÁTICA JUNTO ÀS MULHERES NO CONTEXTO DO SISTEMA CARCERÁRIO. Revista Transgressões, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 20–35, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/transgressoes/article/view/6440. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos