MÚSICA URBANA 2 E O DISCURSO DA VERDADE NO ÂMBITO PENAL - UMA BREVE PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

Autores

  • Lorrayne Machado Machado Viana Assis Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais

Resumo

A música se baseia na descrição de fatos que se tomam por cotidianos. A criticidade não remete à cultura em si, mas à cultura imposta à sociedade e a forma com que esta a aceita irrefletidamente.

A composição é trabalhada em ações que acontecem diariamente, situações típicas, mas que poucos percebem. Retrata-se também que a música urbana é praticamente onipresente, mesmo em ambiente contrastantes como favelas e condomínios ela é perceptível.

Parece-se abordá-la como realidade unívoca, condutora de dimensões sociais. O fato de ser imposta fortalece sua onipotência. A realidade é composta integralmente por esse repertório monótono que canta todos os dias em uníssono e proclama desigualdades endêmicas. O brado intensifica a chama desse coro contraditório, ardente e discreto.

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Referências

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Publicado

23-10-2015

Como Citar

MACHADO VIANA ASSIS, L. M. MÚSICA URBANA 2 E O DISCURSO DA VERDADE NO ÂMBITO PENAL - UMA BREVE PERSPECTIVA FOUCAULTIANA. Revista Transgressões, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 182–190, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/transgressoes/article/view/7780. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas