O banheiro público como dispositivo de gênero

Resumo

A partir do debate ocorrido no Núcleo Trans da UNIFESP sobre possível mudança nas placas dos banheiros da universidade, de forma a torná-los mais inclusivos a pessoas trans, travestis e demais sujeitos LGBTI+, este artigo explora fontes históricas, teóricas e conceituais, para analisar como o banheiro público se transformou em um dispositivo de gênero. Partimos de uma etnografia da construção dialógica do serviço de saúde integral entre profissionais, ativistas e usuários/as, para discutir como o acesso e a circulação no banheiro público indica o grau de abertura social à visibilidade e o contato com as diferenças. Expomos como a criação do serviço, onde se inseriu o debate, faz parte de um movimento mais amplo de inclusão das diferenças que têm gerado reações entre segmentos sociais moralmente conservadores e politicamente autoritários.

Palavras-chave: Banheiro; gênero; saúde; pessoas trans, travestis; população LGBTI

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales de Almeida Nogueira Cervi, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UNIFESP

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Magnus Régius Dias Silva, Departamento de Medicina (UNIFESP)

Doutor em Medicina (UNIFESP) - Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina e-mail

Pedro Paulo Gomes Pereira, Departamento de Medicina Preventiva - UNIFESP, Pesquisador do CNPq e também coordenador do Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Direitos Humanos e Saúde.

Doutor em Antropologia (UnB) - Professor Associado/Livre Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pesquisador do CNPq e também coordenador do Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Direitos Humanos e Saúde.

Publicado
19-06-2020
Como Citar
DE ALMEIDA NOGUEIRA CERVI, T.; MISKOLCI, R.; DIAS SILVA, M. R.; GOMES PEREIRA, P. P. O banheiro público como dispositivo de gênero. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 13, n. 20, 19 jun. 2020.