O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Título: centralizado; fonte Times New Roman 14, em negrito.
  • Título em Inglês: centralizado; fonte Times New Roman 14.
  • Autor(es), identificação, filiação institucional, titulação (máximo de 3 linhas) e e-mail: justificado à direita; fonte Times New Roman 11
  • Resumo, abstract (máximo de 10 linhas), palavras-chave e keywords (máximo de 6): justificado; fonte Times New Roman 11.
  • Texto: fonte Times New Roman 12; justificado; destaques em itálico; espaçamento 1,5; citações conforme Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520, agosto 2002.
  • As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 5cm, em fonte Times New Roman 11, espaçamento simples, seguidas da referência. As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto em itálico e entre aspas, seguidas da referência.
  • Notas de rodapé não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
  • Citações: no corpo do texto e ao final da citação, utilizar o sistema autor, data, número de página, entre parênteses. Ex: (FOUCAULT, 2004, p. 50). Para os casos em que não há menção à página, utilizar o sistema autor, data. Ex: (FOUCAULT, 2004). Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (MOTT, 2000a; MOTT, 2000b).
  • Figuras, fotografias, gráficos deverão ser fornecidos em “formato final” e em preto e branco.
  • Referências: Referências somente para obras citadas. Devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), sem abreviatura do prenome, como nos seguintes exemplos:
    a) no caso de livro: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: editora, data.
    b) no caso de capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome. “Título do capítulo”. In: SOBRENOME, Prenome (Org). Título do livro. Local de publicação: editora, data. página inicial-página final. 
    c) no caso de artigo: SOBRENOME, Prenome. “Título do artigo”. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano.
    d) no caso de dissertações, teses, monografias: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Dissertação (tese ou monografia). (Nome do Programa) Departamento, Universidade, local, ano. Número de páginas. 
    e) no caso de documentos via world wide web: SOBRENOME, Prenome. Título da obra. [online] Disponível em http://www... Acesso em (informar data). Ex: CECCARELLI, Paulo Roberto. Sexualidade e eugenia. [online] Disponível em: <http://ceccarelli.psc.br/paulorobertoceccarelli/wp-content/uploads/artigos/portugues/doc/sexualidadeugenia.pdf>. Acesso em 20 dez. 2006.
    f) no caso de títulos com organizador(es): utilizar o sistema SOBRENOME, Prenome (Org.). Título da obra. Local de publicação: editora, data. 
    g) no caso de dois ou mais autores: citar todos os autores, não utilizar et al. 
    h) no caso de artigos de jornais: utilizar o sistema SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês, ano. Título do caderno.
    i) no caso de artigos de revistas: Título da Revista. Ano, número, periodicidade. Notas especiais.
  • Os textos devem ser encaminhados com revisão prévia. O envio dos textos a consultores/pareceristas fica condicionado ao cumprimento dessa exigência.
  • Os artigos encaminhados serão avaliados por pelo menos dois consultores, escolhidos pelo Editor.
  • O nome do/a autor/a não deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.
  • Autores com titulação mínima de mestre(a). Menor titulação não será aceita, ainda que em coautoria.

Diretrizes para Autores

A revista publicará textos em português, inglês e espanhol. Os artigos encaminhados em outras línguas serão traduzidos para o português. Os artigos devem ser enviados através deste Portal, pelo caminho de acesso indicado (o leitor/autor deverá cadastrar login e senha para submissão de artigos). Devem ter entre 15 e 25 laudas.

A revista somente publica artigos de autores com titulação mínima de mestre (informe o ORCID). Menor titulação não será aceita, ainda que em coautoria.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.