Feminismo, mercado de sexo e turismo: reflexões sobre as múltiplas faces e interpretações do sexo mercantil
Resumo
O consumo de sexo por mulheres vem sendo estudado desde a década de 1990 e desestabiliza o discurso vitimizante de certas alas da teoria feminista que encaravam a prostituição como uma atividade generificada, haja vista o tom radical com o qual se combatia essa atividade, tida muitas vezes como o expoente-mor da dominação masculina. Por outro lado, o turismo sexual era enquadrado como uma atividade formadora do ethos masculino contemporâneo. Contudo, a emergência dessa nova vertente do turismo sexual revela o teor moralista do discurso das abolicionistas. Em Pipa – RN, turistas estrangeiras empreendem relacionamentos afetivo-sexuais com os caça-gringas mediados por trocas simbólico-materiais. Esse fenômeno desfaz binômios do tipo mulher-servidora sexual/ homem-cliente, e força-nos a empreender uma análise de gênero em correlação a outros eixos de poder.Downloads
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Publicado
27-11-2012
Como Citar
CANTALICE, T. Feminismo, mercado de sexo e turismo: reflexões sobre as múltiplas faces e interpretações do sexo mercantil. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 2, n. 03, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2288. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos