Desenhando a vivência: um estudo sobre sexualidade, trabalho e tabu de homens gays

Autores

  • Henrique Luiz Caproni Neto
  • Paula Fernandes Furbino Bretas
  • Luiz Alex Silva Saraiva
  • Alexsandra Nascimento da Silva

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar desenhos elaborados por trabalhadores homossexuais masculinos de Juiz de Fora/Minas Gerais sobre suas vivências nos níveis individual, social e laboral. A partir de uma pesquisa qualitativa baseada em construção e na análise de desenhos, chegamos a três categorias de análise (o tabu no nível social, o tabu e o trabalho e do questionamento do tabu aos sonhos), que, em conjunto, confirmam a complexidade dos estudos da sexualidade nas organizações. Estes, além
de necessários, visando explorar e questionar os processos de discriminação e preconceito, precisam se valer de técnicas ricas como a apresentada, para darem conta da dinâmica social, da subjetividade e de seus tabus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

LUIZ CAPRONI NETO, H.; BRETAS, P. F. F.; SARAIVA, L. A. S.; DA SILVA, A. N. Desenhando a vivência: um estudo sobre sexualidade, trabalho e tabu de homens gays. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8145. Acesso em: 29 mar. 2024.