Do espetáculo da diversidade sexual à performatividade do corpo identitário: olhares sobre a XX Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Autores

  • Murilo Peixoto Mota Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Cultura de Direitos - NEPP-DH/UFRJ

Palavras-chave:

Palavras-chave, homossexualidade, diversidade sexual, identidade sexual, Parada LGBT

Resumo

A partir de uma breve observação participante sobre a Parada LGBT de São Paulo, este artigo analisa a perspectiva do evento como protesto político, mas também como espetáculo performático da diversidade sexual, das práticas sexuais, dos estilos de vida mais irreverentes. Busca-se algumas reflexões sobre as relações entre performatividade, diversidade sexual e a luta pela afirmação da diferença; além de pensar a expressão do espetáculo do corpo como linguagem e seus significados a partir de uma atuação em que um indivíduo se pendura pela pele em um gancho suspenso numa árvore em pleno espaço público.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Peixoto Mota, Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Cultura de Direitos - NEPP-DH/UFRJ

Sociólogo; PhD em serviço social; Vice-Coordenador da pós-graduaçãoLato-Sensu.

Downloads

Publicado

09-05-2017

Como Citar

MOTA, M. P. Do espetáculo da diversidade sexual à performatividade do corpo identitário: olhares sobre a XX Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9864. Acesso em: 20 abr. 2024.