O ciclo da violência e a memória de dor das mulheres usuárias do CRM/Canoas-RS

Autores

Resumo

O presente artigo aborda a temática da violência de gênero através de suas memórias de dor. Metodologicamente foram realizadas entrevistas quatro usuárias de um Centro de Referência para Mulheres. O material empírico foi organizado a partir da análise de conteúdo temática que originou algumas categorias analíticas. Entre os resultados, destaca-se a crença das mulheres agredidas que seus parceiros irão mudar, além da desconfiança do sistema jurídico e policial no sentido de auxiliá-las a romper com a violência. Ambos os fatores dificultam ainda mais a possibilidade de romper o ciclo da violência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen Cristina Varisco Lazzari, Universidade La Salle

Doutoranda em memória social e bens culturais, com mestrado no mesmo PPG, especialização em direito do consumidor e direitos fundamentais e graduação em Direito.

Pesquisas em gênero, memória de dor, discurso.

Margarete Panerai Araújo, Universidade La Salle

Pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013). Professora pesquisadora da Universidade La Salle, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

LAZZARI, K. C. V.; ARAÚJO, M. P. O ciclo da violência e a memória de dor das mulheres usuárias do CRM/Canoas-RS. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 12, n. 19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/14134. Acesso em: 23 abr. 2024.