As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.

Autores

  • Dinah dos Santos Tinôco UFRN

Resumo

Estudo sobre o desemprego no Brasil e no mundo. Objetiva compreender as principais políticas de emprego que estão sendo formuladas e postas em prática para minorar os efeitos nefastos do desemprego. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para traçar um breve quadro da situação atual. BARBIER(1997) reuniu em nove categorias os principais tipos de políticas de emprego, a seguir especificadas, as quais servirão de base para a presente análise: medidas de redução da população ativa; indenização dos desempregados; medidas de diminuição do custo salarial global; ações de formação profissional; medidas de diminuição do tempo de trabalho; formas de discriminação positiva para certas categorias; medidas para organização do mercado de trabalho; criação de empregos temporários públicos ou associativos; e o incentivo à criação de empresas pelos desempregados ou jovens. Algumas políticas têm sido empreendidas no Brasil a partir de 1995, principalmente através do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. As políticas de emprego apontam para diferentes visões de sociedade: excludente, igualitária, solidária. No Brasil, segue-se o exemplo excludente americano. O trabalho, todavia, ainda constitui fator de identidade pessoal além de provedor de remuneração dos indivíduos, sobretudo num país sem tradição em investimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-02-2017

Como Citar

TINÔCO, D. dos S. As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo. Revista Cronos, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 57–65, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11315. Acesso em: 16 nov. 2024.