O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve original e inédita, e NÃO está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "comentários ao editor".

    • A submissão é realizada totalmente por meio eletrônico, em nossa página eletrônica: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/cronos
    • Na página da Revista Cronos, selecionar a aba “Cadastro”. Após a realização do cadastro, o passo seguinte será a submissão do texto marcando a opção (artigo, resenha, entrevista).

     

  • O nome do/a autor/a NÃO deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

  • Os artigos apresentados devem ser entregues digitados com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5.

  • As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, em arquivo separado, com indicações claras ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos. São elas: tabelas, quadros e figuras (gráficos, mapas, fotografias, organogramas, etc.).

  • Os artigos deverão ter:

    • Título em português e inglês.
    • Vir acompanhados de resumo e abstract ( máximo 250 palavras)  e palavras-chave (máximo cinco) em português e em inglês;
    • De 9 mil palavras a 45 mil caracteres (aproximadamente 25 laudas), incluindo as referências, notas e tabelas;
    • Os ensaios deverão ter até 6 mil palavras ou 30 mil caracteres; 
  • Resenhas de 5 a 10 mil (de três a quatro laudas) caracteres incluindo os espaços. Deverá vir com um título em português e inglês e a referência do livro resenhado. Cada resenha poderá ter no máximo dois (2) autores.

  • Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

    • para citações com até três linhas  colocar aspas duplas;
    • b) as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm (quatro centímetros) da margem esquerda, fonte do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 11 e sem aspas.
    • para indicar citação no interior de citação colocar aspas simples o mesmo para palavras com emprego não convencional;
    • itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;
    • as notas explicativas devem ser de pé de página e numeradas. Sugere-se a utilização econômica das mesmas;
    • as fontes das quais foram extraídas as citações devem ser indicadas no corpo do texto, logo após a citação, e contendo apenas os seguintes dados, entre parênteses: SOBRENOME DO (A) AUTOR(A), ano de publicação da obra, número de página(s) da citação, Exemplo: (FOUCAULT, 2008, p. 93).
    • na primeira menção de cada autor/a citado/a no texto, deve constar também o prenome;
    • a lista de referências completa deve ser apresentada ao final do texto de acordo com a NBR 6023;
    • na lista final de referências indicar o prenome dos autores e NÃO apenas a inicial.
  • As Referências obedecerão aos seguintes critérios:

     

    a) Livro: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

    Exemplo:

    FOUCAULT, Michel.  Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2008.

    b) Capítulo de livro: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO CAPÍTULO, Prenomes. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DA OBRA, Prenomes.  Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

    Exemplo:

    CANÊDO, Letícia Bicalho. Aprendendo a votar. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla (Org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p. 517-543.

    c) Artigo de periódico: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO ARTIGO, Prenomes. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

    Exemplo:

    d) TAKEUTI, Norma Missae. Da solidão imposta a uma solidão solidária. Cronos: Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais/UFRN, v. 5/6, n. 1/2, p. 35-46, jan./dez. 2004/2005.

    e) Dissertações e Teses: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, Local.

    Exemplo:

    DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo.

    f) Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO TRABALHO, Prenomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.

    Exemplo:

    PRADO, Danda. Maternidade: opção ou fatalidade? In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1., 1985, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.

  • No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos/as autores/as dos artigos e dos ensaios.

  • As imagens devem ser enviadas no formato tiff, resolução de 300 dpi, tamanho de 23 x 16 cm, em gray scale e em arquivo separado do texto. Imagens fora dessas especificações não poderão ser utilizadas.

Diretrizes para Autores

A CRONOS, revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (CCHLA/UFRN) é um periódico de publicação semestral, interdisciplinar, de circulação nacional e internacional. A Cronos aceita originais em português, em inglês, francês e em espanhol, em forma de artigos, ensaios e resenhas. A revista também publica entrevistas com cientistas sociais nacionais e internacionais, além de dossiês.

Os trabalhos enviados são apreciados pelos/as editores/as da revista e por consultores/as ad hoc. Todos os textos passam por uma revisão gramatical feita por profissionais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.