Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e NÃO estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve ser justificada em "comentários ao editor".
    O envio deve ser feito totalmente de forma eletrônica através do nosso site: https://periodicos.ufrn.br/cronos/submission/wizard.
    Na página da Revista Cronos, selecione a aba "Registrar-se" (ou "Entrar", se já estiver registrado). Após completar o registro, o próximo passo será enviar o texto selecionando a opção correspondente (Artigo, Resenha, Entrevista ou Poiesis) e preenchendo todos os campos obrigatórios.
  • Ao menos um dos autores deve ter titulação de Mestre ou maior.

  • Todos os autores devem possuir ORCID. Deve ser anexado um documento à parte da submissão, indicando o nome completo de todos os autores, seus dados acadêmicos e profissionais, bem como o ORCID de cada um, sob pena de não ser dado prosseguimento à submissão.

  • O nome do/a autor/a NÃO deverá aparecer no corpo do texto nem nas propriedades do documento, para assim garantir o anonimato no processo de avaliação. DEVERÁ SER ANEXADO EM UM DOCUMENTO À PARTE O NOME DO AUTOR, SUAS QUALIFICAÇÕES ACADÊMICAS/PROFISSIONAIS E ORCID OBRIGATORIAMENTE.
  • Antes da submissão, o/a autor/a deverá REVISAR O TEXTO DE MANEIRA EXAUSTIVA, corrigindo eventuais erros gramaticais, de digitação e ortográficos. Recomenda-se ENFATICAMENTE mais de uma leitura do material e a ativação e uso do corretor de texto.
    Este pedido/exigência não diz respeito a um capricho ou mera formalidade, mas remete a uma concepção do fazer acadêmico que luta pela eliminação (ou minimização) da divisão entre o trabalho "intelectual" e o trabalho "manual" ou "braçal" no nosso âmbito. Para que fique mais claro ainda, nos permitimos citar um pequeno trecho do livro O estilo literário de Marx, do injustamente esquecido Ludovico Silva:
    "É uma prática corrente, entre os pesquisadores das universidades norte-americanas [e não apenas delas], fazer um primeiro rascunho dos seus escritos e entregá-los a um 'estilista' para redigi-los adequadamente. Marx repudiaria com horror uma tal divisão do trabalho." (Silva, 2012, p. 65).

  • Os textos devem ser apresentados em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5.

  • Os Artigos deverão ter tanto título quanto resumo (até 250 palavras) e palavras-chave (máximo cinco) em português, em inglês e na língua em que o texto tiver sido redigido (quando esta não for nenhuma das recém citadas). A extensão dos artigos não deverá exceder as nove mil palavras (cerca de 25 laudas).

  • As Resenhas deverão ter de mil a duas mil palavras. Deverão contar com título em português e em inglês e a referência do livro resenhado. Cada resenha poderá ter no máximo dois autores.

  • Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

    • Para citações com até três linhas utilizar aspas duplas.
    • As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm (quatro centímetros) da margem esquerda, fonte do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 11 e sem aspas.
    • Para indicar citação no interior de citação colocar aspas simples (o mesmo para palavras com emprego não convencional).
    • Itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.
    • As notas explicativas devem ser de pé de página e numeradas de forma sequencial. Sugere-se a utilização econômica das mesmas.
    • As fontes das quais foram extraídas as citações devem ser indicadas no corpo do texto, logo após cada citação, e contendo apenas os seguintes dados, entre parênteses: Sobrenome do/a autor/a, ano de publicação da obra, número de página/s da citação, Exemplo: (Wood, 2003, p. 57). OBSERVAÇÃO: Quando a citação não for literal, o número de página/s é opcional.

  • A lista de referências completa deve ser apresentada ao final do texto, indicando o prenome de cada autor e NÃO apenas a inicial.

  • As Referências obedecerão aos seguintes critérios:

    a) Livro: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Nome da editora, ano de publicação. IMPORTANTE: SÓ SE DEVE DESTACAR O TÍTULO; O SUBTÍTULO NÃO.
    Exemplo:
    FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

    b) Capítulo de livro: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO CAPÍTULO, Prenomes. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DA OBRA, Prenomes.  Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Nome da editora, ano de publicação. Página inicial e final do capítulo. IMPORTANTE: SÓ SE DEVE DESTACAR O TÍTULO; O SUBTÍTULO NÃO.
    Exemplo:
    PAULANI, Leda Maria. Uma ponte para o abismo. In: JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo (org.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 61-66.

    c) Artigo de periódico: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO ARTIGO, Prenomes. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, mês (optativo, quando houver) e ano.
    Exemplo:
    EVARISTO, Conceição. África: âncora dos navios de nossa memória. Via Atlântica, v. 13, n. 2, p. 159-166, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/51689. Acesso em: 15 jan. 2024.

    d) Dissertações e Teses: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, Local. IMPORTANTE: SÓ SE DEVE DESTACAR O TÍTULO; O SUBTÍTULO NÃO.
    Exemplo:
    DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo.

    e) Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO TRABALHO, Prenomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... Local de publicação: Nome da editora ou da entidade organizadora, Ano de publicação. Página inicial e final do trabalho.
    Exemplo:
    PRADO, Danda. Maternidade: opção ou fatalidade? In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1., 1985, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.

  • No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos/as autores/as dos textos.

Diretrizes para Autores

A CRONOS, revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (CCHLA/UFRN), é um periódico de acesso gratuito, pubicado semestralmente, interdisciplinar, de circulação nacional e internacional. Aceita originais em português, inglês, francês e espanhol, em forma de artigos, resenhas e poemas. A revista também publica entrevistas com cientistas sociais nacionais e estrangeiros, além de dossiês.

Os textos recebidos são apreciados pelo/a editor/a da revista e por consultores/as ad hoc.  Antes da submissão, os originais devem passar por uma rigorosa revisão gramatical e ortográfica sob a responsabilidade dos próprios autores, os quais também devem atender as exigências da revista quanto à normalização. O envio e publicação não supõe nenhum custo monetário.

Cronos

Insira aqui a política desta seçáo

Política de Privacidade

Ao fornecer seus dados pessoais, como nomes e endereços de e-mail, durante a interação com a Revista Cronos, você concorda com o uso destas informações exclusivamente para fins relacionados à revista. Comprometemo-nos a não divulgar, vender ou compartilhar seus dados com terceiros, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Suas informações serão utilizadas apenas para comunicações editoriais e atualizações relevantes.