Dimensão antropolítica e antropoética do direito: dignidade humana, fraternidade e solidariedade ecológica.

Autores

  • Lenice Silveira Moreira de Moura

Resumo

Discute-se o Princípio da Dignidade Humana em sua multidimensionalidade, o que implica no reconhecimento jurídico-constitucional da Dignidade Planetária, como uma concepção ampliada da Dignidade Humana. Tal compreensão insere o sentido da unidualidade homem/natureza, pois, se o homem abrir os olhos para o harmonioso ritmo do universo e coexistir pacificamente com todas
as formas de vida, será assegurada a função do fio com que é tecida a existência. Neste contexto, a dignidade humana, como princípio norteador do Direito e da Política deve dar conta do devir do homem e do planeta, pois as ameaças da arma termonuclear e da degradação dos ecossistemas tornam-se uma questão política maior, implicada na dimensão antropolítica e antropoética da dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/22/2017

Como Citar

MOREIRA DE MOURA, L. S. Dimensão antropolítica e antropoética do direito: dignidade humana, fraternidade e solidariedade ecológica. Revista Cronos, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 125–143, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11382. Acesso em: 28 mar. 2024.