Aproveitar experiências: uma abordagem sobre comunicação e educação, formação das competências e emancipação social
Resumo
Partilham-se experiências e reflete-se sobre a comunicação e a educação na
formação das competências e o favorecimento da emancipação social, tendo
como base as memórias de vida escolar, no período referente ao antigo curso primário, das quatro primeiras séries iniciais do ensino regular (1970, 1971, 1972 e 1973). Trata-se do aproveitamento de vivências grafadas em escritos feitos e arquivados em 2004. Amadou Hampâté Bâ, António Nóvoa, Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos auxiliaram teoricamente para discutir sobre a importância das temáticas propostas. Os dados foram coletados a partir de visitas à Escola Estadual Prof. Raimundo Soares e à Escola Municipal Professor Celestino Pimentel (Natal/Rio Grande do Norte/Brasil), em pesquisa documental (cadernetas, históricos escolares e atas nas duas escolas), entrevistas com a direção da escola e narrativas orais das antigas professoras primárias. Ressaltamos a importância de a escola e a comunicação social estarem relacionadas em prol das interações humanas, favorecedoras da formação das possíveis competências de seres, como futuros “agentes de transformação social”, em busca de uma possível emancipação social.
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