Aproveitar experiências: uma abordagem sobre comunicação e educação, formação das competências e emancipação social

Autores

  • Itamar de Morais Nobre UFRN
  • Vânia Vasconcelos Gico UFRN

Resumo

Partilham-se experiências e reflete-se sobre a comunicação e a educação na
formação das competências e o favorecimento da emancipação social, tendo
como base as memórias de vida escolar, no período referente ao antigo curso primário, das quatro primeiras séries iniciais do ensino regular (1970, 1971, 1972 e 1973). Trata-se do aproveitamento de vivências grafadas em escritos feitos e arquivados em 2004. Amadou Hampâté Bâ, António Nóvoa, Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos auxiliaram teoricamente para discutir sobre a importância das temáticas propostas. Os dados foram coletados a partir de visitas à Escola Estadual Prof. Raimundo Soares e à Escola Municipal Professor Celestino Pimentel (Natal/Rio Grande do Norte/Brasil), em pesquisa documental (cadernetas, históricos escolares e atas nas duas escolas), entrevistas com a direção da escola e narrativas orais das antigas professoras primárias. Ressaltamos a importância de a escola e a comunicação social estarem relacionadas em prol das interações humanas, favorecedoras da formação das possíveis competências de seres, como futuros “agentes de transformação social”, em busca de uma possível emancipação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar de Morais Nobre, UFRN

Docente-pesquisador do PPgEM/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na Linha de Pesquisa Estudos da Mídia e Produção de Sentido e do Departamento de Comunicação Social/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia: Teorias, Linguagens, Indústrias Culturais e Cidadania.

Vânia Vasconcelos Gico, UFRN

Professora e Pesquisadora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN). Lidera o Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação-CNPq. Coordenadora do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (UFRN), em convênio com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

CV: http://lattes.cnpq.
br/7539570452372582.

Downloads

Publicado

11-10-2017

Como Citar

NOBRE, I. de M.; GICO, V. V. Aproveitar experiências: uma abordagem sobre comunicação e educação, formação das competências e emancipação social. Revista Cronos, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 25–37, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/12936. Acesso em: 26 dez. 2024.