Platôs jovens – micropolíticas

Autores

  • Norma Takeuti UFRN

Resumo

Aspectos teóricos que sustentam as análises que empreendo no campo da
juventude contemporânea ganham centralidade neste artigo. Na parte empírica,
resgato um tipo de experimentação social cujas atuações jovens estão situadas
localmente a fim de relacioná-las às experimentações que ocorrem em uma esfera mais ampliada, a chamada esfera “global”, referida a determinados acontecimentos da atualidade cuja configuração é a de uma multidão. A proposta é de compreender as duas esferas de ação (micro e macrossociológica) como um “fenômeno único” a partir das abordagens de Gabriel Tarde, Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como a de Michel Foucault; e, tendo por
esteio, para esse empreendimento analítico, as problematizações de M. Lazzarato que, por sua vez, obtém naqueles autores o seu suporte teórico fundamental para as suas análises dos acontecimentos atuais nas sociedades capitalistas. Privilegia-se a noção de acontecimento, enquanto um “campo dos possíveis”, que nos desloca da ideia de que as relações dependem de uma essência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Takeuti, UFRN

Professora titular da UFRN – Ciências Sociais. Docente-pesquisadora do PPGCS-DCS-UFRN. Coordenadora
do Grupo de Estudos – Culturas e Subjetividades-Poiesis/UFRN. Doutorado em Estruturas e Mudanças Humanas – Universidade de Paris 9 – Dauphine. Pós-doutorado em Ciências Sociais – Universidade de Paris 7 – Dennis-Diderot.

Downloads

Publicado

10/11/2017

Como Citar

TAKEUTI, N. Platôs jovens – micropolíticas. Revista Cronos, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 118–134, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/12953. Acesso em: 18 abr. 2024.