O Habitus moderno na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2017v18n1ID13960Resumo
Busca-se a partir dos estudos da Colonialidade e o surgimento do
Paradigma Emergente compreender através da sociologia reflexiva o modo como
a Modernidade estruturou-se como uma maneira de ordenar o saber e o ser, a partir da Colonização do campo da Educação, a ponto de determinar que o ensino profissional tenha o caráter único de formar mão-de-obra para o mercado de trabalho numa perspectiva colonial, induzindo a formação de como lidar com a ciência e a prática educacional que conserva o habitus colonial no campo da educação. Procura-se, a partir de um ensaio e referenciais clássicos das ciências sociais e revisão bibliográfica, elaborar uma reflexão sobre o processo de educação desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Paraíba - IFPB, com base nas contribuições e críticas advindas dos estudos sobre Colonialidade. Conclui-se que a expansão dos Institutos Federais possibilitou um maior acesso à educação dos jovens, porém, formam-se geralmente, com uma visão que favorece o mercado e seus produtos (egressos de cursos), iludindo-se ao pensarem que estão preparados e capazes de atenderas exigências dos novos empregos, a partir da competência técnica especializada.
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