O Habitus moderno na educação profissional

Autores

  • Rômulo Leite Amorim
  • Vânia Vasconcelos Gico

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2017v18n1ID13960

Resumo

Busca-se a partir dos estudos da Colonialidade e o surgimento do
Paradigma Emergente compreender através da sociologia reflexiva o modo como
a Modernidade estruturou-se como uma maneira de ordenar o saber e o ser, a partir da Colonização do campo da Educação, a ponto de determinar que o ensino profissional tenha o caráter único de formar mão-de-obra para o mercado de trabalho numa perspectiva colonial, induzindo a formação de como lidar com a ciência e a prática educacional que conserva o habitus colonial no campo da educação. Procura-se, a partir de um ensaio e referenciais clássicos das ciências sociais e revisão bibliográfica, elaborar uma reflexão sobre o processo de educação desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Paraíba - IFPB, com base nas contribuições e críticas advindas dos estudos sobre Colonialidade. Conclui-se que a expansão dos Institutos Federais possibilitou um maior acesso à educação dos jovens, porém, formam-se geralmente, com uma visão que favorece o mercado e seus produtos (egressos de cursos), iludindo-se ao pensarem que estão preparados e capazes de atenderas exigências dos novos empregos, a partir da competência técnica especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Leite Amorim

Professor at Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Social Sciences post-graduation student at theUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (PGCS-UFRN). E-mail: amorimromulo@gmail.com . To access this CV, visit: http://lattes.cnpq.
br/6936078557537841.



Vânia Vasconcelos Gico

Social Sciences post-graduation professor/researcher at Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGCS-UFRN) and at
Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Coordinator at the Boa-Ventura Observatory’s Social Sciences International Network(PGCS-UFRN/Social Sciences Center – CES- Coimbra’s University) and at UNI’s International Relations Office(ARIN). E-mail: vaniagico@gmail.com ;   relacoesinternacionais@unirn.edu.br . To access this CV, visit: http://lattes.cnpq.br/7539570452372582.

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

LEITE AMORIM, R.; VASCONCELOS GICO, V. O Habitus moderno na educação profissional. Revista Cronos, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 124–141, 2018. DOI: 10.21680/1982-5560.2017v18n1ID13960. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13960. Acesso em: 26 abr. 2024.