O Conceito de Técnica em Ortega y Gasset, Martin Heidegger e Álvaro Vieira Pinto

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado
  • José Ernesto De Fáveri UNIDAVI
Palavras-chave: Técnica e Tecnologia, Sociedade e Desenvolvimento, Filosofia

Resumo

A técnica se tornou, na contemporaneidade, um fim em si mesmo. Em sua condição categórica, se apresenta como o modo de vida determinante que nos envolve a partir das regras da racionalidade articulada com base em critérios de funcionalidade e de eficiência. Sob tais pressupostos, o objetivo deste artigo é contribuir com o debate a respeito da questão da técnica e suas imposições sobre a forma da relação dos seres humanos com o mundo, consigo mesmos e como outros seres humanos. Nessa direção, participam deste debate o filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), mais especificamente em sua obra Meditação da Técnica (1963), o filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), a partir do texto A questão da técnica, publicado na segunda metade dos anos 50 do século XX, e o filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto (1909-1987), em sua obra O Conceito de Tecnologia v. I (2005). Salvaguardadas as diferenças teóricas, conceituais, o que aproxima tais pensadores em torno da questão da técnica é o fato de terem vivenciado os conflitos mundiais das primeiras décadas do século XX, os horrores perpetrados pela racionalidade técnica instrumental nos campos de concentração e a condição subdesenvolvida dos povos do terceiro mundo. Questões que se desenrolaram ao longo do século XX, ceifando vidas, impondo sofrimento e miséria às culturas, aos povos e aos países subdesenvolvidos. Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 2º Colóquio Álvaro Vieira Pinto, no dia 08 de dezembro de 2017, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ernesto De Fáveri, UNIDAVI

Graduado em Filosofia e Pedagogia, especialização Orientação educacional, Mestrado em Educação: Ensino Superior (FURB), doutorado na área da Educação (UFSCar), docente e pesquisador na UNIDAVI, Rio do Sul (SC). e-mail: faveri@unidavi.edu.br

Publicado
11-09-2021
Como Citar
BAZZANELLA, S. L.; DE FÁVERI, J. E. O Conceito de Técnica em Ortega y Gasset, Martin Heidegger e Álvaro Vieira Pinto. Revista Cronos, v. 21, n. 1, p. 99-120, 11 set. 2021.