O Método Complexo e o Seu Tempero Vivo

Literatura e Alimentação

Resumo

A ciência na busca por respostas para compreender as diversas variáveis que cercam os humanos no universo cosmológico, reconheceu a necessidade de articular e religar saberes de várias áreas do conhecimento, implicando em recusar uma ruptura entre a cultura científica e a das humanidades. Assim sendo, conhecer o conhecimento é tarefa essencial de um cientista reflexivo, capaz de compreender o humano em sua complexidade. Acredita-se que a arte seja a chave para ir de encontro com a objetividade do conhecimento e aquilo que é de subjetivo do humano, pois, como já dizia Edgar Morin, em toda obra de arte há um pensamento profundo sobre a condição humana. A arte, em especial a literatura, pode ser considerada objeto de conhecimento e um meio adicional e potente para compreender os questionamentos profundos da condição humana, uma vez que possibilita um pensar voltado para a subjetividade do indivíduo ou da coletividade, rompendo assim com o pensamento pragmático. Dessa forma, pode-se alcançar uma forma de conhecer o conhecimento se deslocando de um campo para outro, realizando correlações entre as ciências, sendo a literatura uma via para tal movimento. Conhecer os limites da ciência nos faz refletir não mais sobre o que estamos buscando, mas onde queremos chegar. Nesse sentido, sujeitos reflexivos dispostos a encarar o método científico como uma estratégia ou ensaio, estão comprometidos com o pensamento complexo que está em constante construção e auto-organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviany Moura Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité. Guarda interesse pelos seguintes temas: antropologia da alimentação, alimentação e literatura, ética da alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional.

Alex Galeno, Dr, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – ; Pós-doutorado em Comunicação na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor nas Pós-Graduações de Ciências Sociais/PPGCS e de Estudos da Mídia/PPGEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Coordenador do PPGCS e membro do Grupo de Pesquisa Marginália.

Publicado
16-03-2020
Como Citar
CHAVES, V. M.; GALENO, A. O Método Complexo e o Seu Tempero Vivo. Revista Cronos, v. 20, n. 1, p. 55-62, 16 mar. 2020.