A Memória, a História e a Denúncia entre Homens e Caranguejos: a literatura como elemento eloquente de crítica e desvelamento da realidade na obra de Josué de Castro

Autores

  • Tayguara Torres Cardoso

Resumo

Este artigo aborda o papel da literatura e linguagem literária na obra de Josué de Castro. Analisa-se a influência das ideias e linguagem de escritores literários brasileiros nas concepções teóricas de Josué de Castro e a importância que este autor dá a escrita literária como elemento eloquente de reconstruçáo da memória, da história e como denúncia dos efeitos perversos de decisões econômicas e políticas sobre determinados segmentos da sociedade, denúncia esta encontrada, principalmente, no trabalho literário de Castro, “Homens e Caranguejos”.
Palavras-chave: Josué de Castro. Literatura. Memória. “Homens e Caranguejos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/26/2012

Como Citar

CARDOSO, T. T. A Memória, a História e a Denúncia entre Homens e Caranguejos: a literatura como elemento eloquente de crítica e desvelamento da realidade na obra de Josué de Castro. Revista Cronos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1768. Acesso em: 28 mar. 2024.