Entre a escola nova e a oligarquia: a institucionalização da sociologia na Escola Normal de Pernambuco (1929-1930)
Resumo
O objetivo deste artigo será reconstruir o processo de institucionalizaçáo da disciplina sociológica na grade curricular da Escola Normal de Pernambuco entre os anos de 1928 e 1930, cuja docência foi assumida por Gilberto Freyre. Trata-se de uma experiência importante que precedeu a introduçáo dos cursos de Ciências Sociais no sistema acadêmico brasileiro. A partir do estudo deste episódio significativo reforçaremos a pertinência da hipótese de que, no Brasil, as Escolas Normais foram porta de entrada para o esforço de síntese de teorias e conceitos sociológicos e para o desenvolvimento, ainda que precário, da pesquisa social.Palavras-chave:Sociologia. Ensino. Pernambuco. Gilberto Freyre.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-05-2012
Como Citar
MEUCCI, S. Entre a escola nova e a oligarquia: a institucionalização da sociologia na Escola Normal de Pernambuco (1929-1930). Revista Cronos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1850. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê